sábado, 24 de outubro de 2009

CRISTO E JUDAS

Trecho da entrevista exclusiva do presidente Lula à Folha de S. Paulo:
FOLHA - Nunca se sentiu incomodado por ter feito alguma concessão?
LULA - Nunca me senti incomodado. Nunca fiz concessão política. Faço acordo. Uma forma de evitar a montagem do governo é ficar dizendo que vai encher de petista. O que a oposição quer dizer com isso. Era para deixar quem estava. O PSDB e o PFL (hoje DEM) queriam deixar nos cargos quem já estava lá. Quem vier para cá não montará governo fora da realidade política. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão.
.
Pois é, esse é o presidente Lula. Que o governo acende uma vela para Deus e para o diabo, não é surpresa desde o escândalo do mensalão. Mas o pragmatismo do presidente quando se trata de fazer política com "p" minúsculo mesmo é de arrepiar.
Devido à sua incrível popularidade, Lula se dá ao direito de dizer coisas absurdas e nocivas. Dizer que Jesus Cristo faria aliança com Judas é o mesmo que afirmar que vale tudo na política. Até fazer acordo com o coisa-ruim.
Política não é um vale-tudo em busca de alianças. Não vale, por exemplo, usar dinheiro público para comprar aliados. Não vale fazer caixa dois na eleição. Não vale quebrar sigilo fiscal de caseiro. Como não vale, também, comprar parlamentar para garantir um segundo, terceiro ou quarto mandatos.
O presidente vai além na entrevista: para ele, o papel da imprensa não é o de fiscalizar, mas sim o de "informar". E diz que fiscalização é para "o Tribunal de Contas da União, a Corregedoria-Geral da República".
ERRADO DE NOVO, PRESIDENTE. A função de fiscalizar não é somente da imprensa, mas de todo cidadão brasileiro. A imprensa tem sua importância neste processo, mas qualquer um, goste o presidente ou não, tem o direito e dever de fiscalizar e denunciar às autoridades competentes qualquer desmando, falcatrua, irresponsabilidade ou improbidade envolvendo QUALQUER agente político.
Ora, presidente, não renegue seu passado combativo. Ou será que os parlamentares do PT que denunciaram o suposto esquema de compra de votos para o segundo mandato de FHC deveriam ter se calado e apenas cumprido o papel de "legislar"? É assim que Lula vê o papel da sociedade?
Alguém precisa avisar o presidente para caminhar menos com Judas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário