sábado, 21 de novembro de 2009

Buritama participou do Encontro Estadual do “Pacto das Água”

Buritama é uma das 580 cidades paulistas que já aderiram ao “Pacto das Águas”, uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo que pretende envolver todos os municípios e órgãos ambientais paulistas na luta pelo respeito às políticas públicas de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento.
Na quinta-feira, dia 19, o Diretor Executivo do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), André Luiz Severino da Silva, participou do encontro estadual do “Pacto das Águas”, em Itu. Dentre as autoridades estavam presentes o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, 64 prefeitos de todo estado de São Paulo e a secretária estadual de Assistência Social e Desenvolvimento, Rita Passos.
“Em 2009 Buritama foi umas das cidades que mais se preocuparam com a questão ambiental. A adesão ao Pacto das Águas tem características parecidas do movimento que já acontece em nosso município”, afirmou André Severino. Participaram também do evento o responsável pelo setor Meio Ambiente do SAAEMB, Ettore Zanin e a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini.
O município que assina o Pacto das Águas se compromete a fazer um diagnóstico dos recursos hídricos de seu entorno e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. Todo o trabalho é orientado pelo governo do Estado.
Mais de 500 pessoas participaram do evento em Itu, entre políticos e representantes de consórcios intermunicipais e comitês de bacias hidrográficas. O movimento é uma das ações do governo estadual para atender os preceitos e demandas contidos no documento intitulado “Consenso de Istanbul sobre Água”, a serem alcançados até 2012. Outra importante medida política foi a aprovação, no dia 9 de novembro, da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que tem o objetivo de reduzir 20% da emissão de gases de efeito estufa até o ano de 2020.
Os paulistas estão se preparando para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), em Copenhague, o mais importante fórum mundial de negociação entre países. “Buritama está fazendo sua parte”, disse Ettore Zanin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário