domingo, 6 de dezembro de 2009

Buritama adere ao Projeto Criança Ecológica

André Severino, Mirele Voltolini, Secretário de Meio Ambiente Xico Graziano, Patrícia e o Coordenador do Projeto Município Verde Azul Ubirajara Guimarães em Araçatuba
.

Buritama faz parte do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê) dentro da região de Araçatuba. Durante o encontro regional de educação ambiental realizado na terça-feira, 17, na Unip, em Araçatuba com a SMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) foi abordado assuntos referentes ao Projeto Criança Ecológica. O encontro contou com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente Xico Graziano e do Coordenador do Programa Município Verde Azul Ubirajara Guimarães. Buritama esteve representada pelo diretor-executivo do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), André Luiz Severino da Silva, pelas agrônomas Mirele Vinhas Voltolini da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Patrícia Yaiko Nakatu e pelas professoras Mariza Fernandes Pereira e Ana Paula Fernandes da Silva.
O Projeto Criança Ecológica foi lançado em março de 2009, pelo Governo do Estado, com o objetivo de sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, além de ser uma ferramenta importante para trabalhar a educação ambiental nas escolas municipais. De acordo com Mirele Voltolini, serão trabalhadas agendas ambientais por cores e temas – azul (água), verde (fauna e flora), cinza (lixo) e amarela (aquecimento global) – que servem como ferramenta para a promoção de atividades sobre o meio ambiente. “O objetivo é formar multiplicadores ambientais, visto que é somente através da educação que conseguiremos promover mudanças de atitudes e comportamentos e com esse projeto acreditamos conseguir o envolvimento dos alunos de maneira divertida e participativa, a fim de que possam retransmitir e colocar em prática os conhecimentos adquiridos dentro de todos ambientes, por isso foram aderidos os personagens infantis abordados em cada agenda que vão aguçar os seus interesses”, explica.
André frisou que conscientizar é o melhor caminho para despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do meio ambiente. “É de extrema importância treinar uma nova consciência ambiental nas pessoas. As crianças assimilam fácil todo o conteúdo e conseguirá levar para toda a família a importância de preservar a natureza”, ao afirmar que é mais um fator positivo ao Projeto Município Verde Azul.
O material é composto pelo livro Criança Ecológica – Sou dessa Turma, usado em sala de aula. Os professores vão receber kit contendo um guia orientações, um CD de música, um DVD e livro que aborda questões como aquecimento global, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, uso racional da água, entre outros assuntos. A coordenação do projeto no município será de responsabilidade do SAAEMB. A Casa da Agricultura realizará capacitações com os professores sobre o material didático, apoiará na parte prática, principalmente nas visitas e eventos de datas comemorativas ambientais e fornecerá orientações técnicas sobre o meio ambiente. Nesse caso com a participação do engenheiro Ambiental do Saaemb. A diretora de Educação, Dirlei Antonia da Silva, disse que o projeto abre espaço para discussão do meio ambiente. “Com o projeto, os professores vão trabalhar os temas ambientais de uma maneira mais lúdica, didática e interativa para aprender mais sobre a preservação do meio ambiente”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário